Postagens populares

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Deputado pretende homenagear a categoria instituindo o dia estadual do profissional

Barreto propõe o Dia do Detetive Particular
Foto Por:
  
JOSÉ LUÍS LARANJA
Secretaria de Comunicação


O deputado Hermínio J.Barreto (PL) apresentou um projeto de lei que institui o Dia Estadual do Detetive Particular, a ser comemorado anualmente no dia 26 de junho. Na opinião do parlamentar o detetive tem sua função específica e deve desempenhá-la com nobreza e eficiência sem pretender exercer atividades policiais. “Ele não é policial, é detetive particular. Aliás, uma profissão tão sigilosa e se o detetive pretender bancar o policial e prender todo mundo, sua missão simplesmente fracassará”, avaliou Barreto.
No Brasil, a profissão de detetive particular até o ano de 1975 era desconhecida. Dados do Governo do Estado de São Paulo mostram que a polícia paulista reprimia o exercício da mesma chegando ao abuso de deter quem fosse encontrado portando a “carteira de detetive”, que era fornecida pelas escolas.
Para Barreto, a homenagem ao detetive particular em Mato Grosso, é pelo trabalho que a categoria vem prestando a população. “Se ele preocupar-se em manter segredo nas suas informações, certamente reunirá provas suficientes para elucidação de qualquer caso. Esta é a missão do detetive particular. Investigar diretamente, discretamente, obter o maior número de informações possíveis”, lembrou o parlamentar.
Atualmente, a profissão de detetive é livre, todavia, emvirtude de Lei, qualquer pessoa pode exercer a profissão sem ser molestado, em razão de não ter poderes para fiscalizar aqueles que atuam na área.
Outro ponto destacado pelo deputado é pelo fato de que o detetive esclarece e desvenda fatos sem, no entanto, precisar prender ou ameaçar as pessoas. “Muito menos, portar arma indevidamente. A arma denuncia o detetive e pode prejudicar suas investigações, pois ela intimida o investigado”, explica Barreto. ”Ser Detetive é trabalhar com a inteligência, desvendar mistérios e provar a verdade”, completou o deputado.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones:3901-6310/6283

Fonte da Informações:
http://www.al.mt.gov.br/V2008/ViewConteudo.asp?no_codigo=11441

Nenhum comentário:

Postar um comentário